O bullying é um grande problema que a sociedade tem enfrentado e que cada vez mais, por pior que seja, só vem aumentando. Mas será por quê?
Ele caracteriza como qualquer tipo de agressão, podendo ser física ou psicológica. Desde sempre nas escolas convivemos com situações assim, ás vezes não percebemos a gravidade de nossos atos, mas um simples apelido pode ser um tipo de agressão, pois muitas vezes humilham e magoam as pessoas. Algumas pessoas se consideram melhores e superiores ás outras, acreditando que possuem o direito de humilhar, pisar, desrespeitar e agredir o seu próximo. Muitas vezes isso gera a morte de pessoas, sendo mortas as que são vítimas do bullying ou os próprios agressores.
O que falta entre as pessoas é amor e respeito, falta perceber que somos iguais, não aparentemente mas sim no interior. Os valores na nossa sociedade estão se resumindo em futilidades, passamos a valorizar a aparência, o dinheiro, o poder e esquecemos das principais coisas, que são os sentimentos. Infelizmente todos os dias somos influenciados a acreditar e seguir essa padronização, que é imposta principalmente pela mídia. Se utilizassem todo o seu poder de informação para influenciar atos de solidariedade, companheirismo e amor, o mundo talvez pudesse ser melhor.
O que estamos vendo todos os dias na TV, infelizmente, são pessoas morrendo, como o que aconteceu na escola no Rio de Janeiro, agressões entre alunos dentro das escolas e muitas vezes com o uso de armas. O bullying é um dos principais causadores dessas tragédias.
E o que podemos fazer? Não sei a resposta porque isso é um coisa que vai além de uma idéia, a prática é mais complexa e difícil de ser aplicada, contudo o que eu sei é que devemos fazer a nossa parte, não julgar as pessoas pela sua cor, religião e opção sexual. Devemos nos aceitar e aceitar as outras pessoas da forma que são e respeitá-las, quem sabe assim o mundo passe a ser melhor e com os valores voltados para o amor.
Vale lembrar também que o bullying não é só presente no ambiente escolar. É intensamente vivido no ambiente de emprego, comunidades isoladas, e também em formações de grupos, como por exemplo: academia ou pilates.
ResponderExcluirMencionado também que há valores como o poder e o dinheiro. O que também poderia ser levado em conta é a deficiência, que é de longe o principal motivo do bullying na sociedade.
Colocando ênfase em sua frase: "cada vez mais... vêm aumentando", é relevante lembrar que esse método de agressão afeta 84,5% dos estudantes (pesquisa feita em escolas do Rio de Janeiro), e que desses 84,5%, mais de 40% foram vítimas!
att, Tássio Vieira.'.